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Margareth Santos
18/12/2009
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Uma novidade pode aumentar o tempo de vida das frutas nas prateleiras: o uso de produtos biodegradáveis, tanto na elaboração das embalagens como no material de revestimento. É o que revelou pesquisa desenvolvida pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), e coordenada pelo Dr. Carlos Wanderlei Piler de Carvalho.
— Duas técnicas estão sendo desenvolvidas pelo projeto: uma se refere ao material biodegradável para uso nas embalagens e outro para revestir esses frutos, prolongando a vida útil nas prateleiras. Ambas, a princípio, são para aplicação em tangerinas, caquis e maracujás — esclarece o pesquisador.
O acúmulo de materiais pouco biodegradáveis, como o plástico, gerou a preocupação com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente, um dos principais objetivos do trabalho. A outra questão está relacionada ao aumento da procura por frutas prontas para o consumo nos mercados, em função da redução de tempo no preparo dos alimentos dos consumidores mais seletos.
— Aplicamos a técnica no caqui, já descascado e cortado em pedaços, revestindo-o com uma solução polimérica (invisível e comestível), feita com polímeros naturais. Isso prolongou a vida da fruta em aproximadamente 20 dias acima do que era previsto. O estudo também envolve o processamento por extrusão, onde os filmes (produzidos exclusivamente com amido e glicerol) são feitos sob prensagem e usados na embalagem dos frutos — afirma Carlos Piler.
A tecnologia visa criar alternativas para a venda de frutas ao consumidor e fornecer para o produtor especializado o apelo de não estar utilizando plástico convencional. Além disso, o revestimento pode ajudar no combate à proliferação de bactérias e ter efeito antioxidante. No entanto, um dos entraves é o alto custo para o desenvolvimento dos filmes biodegradáveis. Estão em andamento estudos para baratear e melhorar a produção e as propriedades mecânicas dos materiais, segundo o coordenador. Há empresas interessadas nos produtos, o que facilitaria sua futura comercialização.
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